📢 Não se fala em outra coisa… O aumento do frete! 🙁
Crise na logística global, Mar Vermelho e portos brasileiros enfrentando gargalos, isso tudo acaba afetando no valor dos fretes, que tiveram um aumento significativo e é esperado se permanecer nestes valores (com possíveis variações) até o final de 2024.
Como se proteger disso? Bem, o que podemos recomendar é agilizar suas cotações e fretes para o quanto antes, pois com a Golden Week batendo na porta, já é percebido no mercado uma tendência do mercado internacional de se adiantar para não sofrer com atrasos.
🚢 😱 Golden Week chegando!
A Golden Week deste ano, que acontece entre 1 e 7 de outubro de 2024, está gerando um impacto significativo na logística global, especialmente no transporte marítimo e aéreo. Durante essa semana, a maior parte das fábricas e escritórios na China fecha, o que interrompe a produção e afeta o fluxo de exportações do país. Como resultado, há um aumento nas tarifas de frete, devido à alta demanda de empresas tentando embarcar suas mercadorias antes do feriado, bem como uma escassez de capacidade de transporte.
Além disso, logo após o término da Golden Week, é comum que as transportadoras anunciem cancelamentos de viagens (blank sailings) para otimizar a utilização dos navios, o que pode causar ainda mais atrasos e complicações na cadeia de suprimentos global.
Explorar opções alternativas, como portos diferentes ou transporte aéreo, pode ser uma estratégia eficaz para mitigar os impactos durante esse período.
🚨 Situação do Mar Vermelho continua…
E sem previsão de parar – O último ataque bem sucedido foi na sexta-feira (23), onde rebeldes atacaram com duas embarcações o petroleiro Sounion, de bandeira grega que tramitava de Iraque para Grécia com 150 mil toneladas de petróleo cru.
Desde novembro de 2023, rebeldes houthis estão atacando navios comerciais no Mar Vermelho em protesto à guerra de Israel na Faixa Gaza. O grupo tem o apoio do Irã e controla boa parte do Iêmen.
IMPORTAÇÃO MARÍTIMA
Gargalos no Brasil
Além do cenário global, os terminais brasileiros enfrentam gargalos, com alta demanda e filas. Problemas como a interdição temporária no porto de Santos e a (até então) falta de operador em Itajaí agravaram a situação. As rotas de importação da Ásia e exportação para os Estados Unidos são as mais afetadas, de acordo com Leandro Barreto, sócio da Solve Shipping.
Com todo este pico acontecendo, também devemos ficar em alerta para um possível atraso na chegada de mercadorias para as festividades de fim de ano.
🙌Santa Catarina dá mais um passo para o avanço na sua infraestrutura de transportes
O governador do estado de Santa Catarina, Jorginho Mello, assinou a autorização para a abertura de licitação de projeto para a reestruturação do canal de acesso ao Porto de Laguna; assinou ainda um PELT (Plano Estadual de Logística e Transporte) com a União; e homologação de licitação da atualização do projeto de dragagem a montante de Itajaí.
📈 Importação pelos portos paranaenses cresce 49% em julho
Em julho deste ano foram movimentadas 2.227.392 toneladas para importação nos portos paranaenses, 49% a mais do que o total alcançado no mesmo período em 2023 (1.494.748 toneladas). Os fertilizantes apresentaram o maior volume, passando de 623.831 toneladas no ano passado para 918.321 toneladas em 2024 (47%). Contêineres corresponderam ao segundo maior volume, em importação, passando de 332.042 TEUs.
Aproveitando o gancho! Se você é do Paraná, hoje você pode contar com a Vanessa Ferro, nossa mais nova Sales Executive em Curitiba que vem pra somar na equipe Fast Shipping.
EXPORTAÇÃO MARÍTIMA
💪 Exportações brasileiras ultrapassam US$ 200 bilhões
Acumulado desde janeiro mostra que exportações atingiram US$ 208,2 bi, e corrente de comércio alcançou US$ 364,2 bi. Na segunda semana de agosto, superávit foi de U$ 1,8 bi
😨 Crise mundial afeta exportação brasileira
A exportação brasileira para o Oriente Médio também sofreu impacto, com o tempo de trânsito dobrando para mais de 60 dias, destaca Andrew Lorimer, da consultoria Datamar.
Atraso de navios para exportar café chega a 60% em julho no Brasil e gera apreensão e prejuízos
O atraso nos navios para exportação de café no Brasil atingiu 60% em julho de 2024, gerando apreensão e prejuízos para exportadores. A situação é causada por problemas logísticos nos portos e na cadeia de suprimentos, impactando a entrega dos produtos no mercado internacional. Com a alta demanda e a escassez de navios disponíveis, os exportadores enfrentam dificuldades para cumprir prazos e contratos, o que pode afetar a reputação do café brasileiro no exterior.
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EXPORTAÇÃO AÉREA
🛫 Aeroporto de Manaus voltará a ter voos da TAP para Portugal, em operação via Belém
A TAP Air Portugal anuncia que vai retomar os voos entre Lisboa, Portugal, e a capital do Amazonas, Manaus, com uma operação de 3 voos semanais, com escala em Belém, que acontecem às segundas, quartas e sextas. O primeiro voo está marcado para o próximo dia 4 de novembro.
Aeroporto de Aracaju (SE) avança para implantação de recinto alfandegado e voos internacionais
Encontro (27) contou com a presença de representantes da Receita Federal, da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Sergipe (Codise) e da Aeroportos Nordeste do Brasil (Aena).
A reunião foi convocada com o objetivo de discutir, ainda, a introdução de voos internacionais no aeroporto de Aracaju. Se implementado, o projeto trará grandes benefícios para a economia sergipana, em alinhamento com as metas do plano de governo do Estado.
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IMPORTAÇÃO AÉREA
🛬 De queda a crescimento e de volta à queda: a ciclicidade dos padrões de crescimento da carga aérea
O mercado global de frete aéreo tem mostrado crescimento positivo por cerca de um ano, com a IATA relatando aumentos de tráfego desde agosto de 2023. De dezembro de 2023 a junho de 2024, o setor registrou sete meses consecutivos de crescimento de dois dígitos, com relatórios iniciais para julho de 2024 indicando que essa tendência continua forte. Especialistas preveem uma temporada de pico robusta no final do terceiro trimestre e início do quarto trimestre de 2024.
Apesar desse otimismo, é crucial lembrar que os ciclos de crescimento ou contração no tráfego de carga aérea não são permanentes. A história recente revela cinco períodos de crescimento distintos entre 2009 e 2023. Esses períodos duraram em média 19 meses, com o crescimento atual sendo impulsionado por exportações de e-commerce da China e pela conversão de tráfego marítimo para aéreo devido a interrupções no Mar Vermelho.
Embora essas observações não sejam científicas, oferecem uma orientação cautelosa sobre a possível duração de futuros ciclos de expansão ou contração no frete aéreo.
🍎 Lançamento do iPhone 16 e o comex
A apple marcou o lançamento do novo iPhone em seu evento anual, dia 09 de setembro (próxima segunda-feira), no Apple Park, em Cupertino, na Califórnia.
Quais os impactos no modal aéreo? Tendência de aumento no tráfego nas rotas da China entre os meses de setembro e outubro, pois a Apple costuma comprar espaço em aviões para realizar o transporte dos seus produtos para todo o mundo, reduzindo a disponibilidade de espaço e liberação de booking junto às cias aéreas que atendem essas rotas.
A solução que recomendamos é antecipar seus pedidos junto a seus fornecedores na Ásia! Importante também que tenham fornecedores em outras regiões que possam dar o suporte nesse momento.
RODOVIÁRIO
🚛 Argentina registra um aumento de 58,71% nos custos de transportes de carga
Num contexto de plena recessão na atividade, os custos de transporte de cargas registraram aumento de 4,66% em junho.
O Índice de Custos de Transporte (ICT) elaborado pela Federação Argentina de Entidades Empresariais de Transporte Automóvel de Carga (FADEEAC) e auditado pela Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade de Buenos Aires (UBA), mostra que os custos acumulam um aumento de 58,71%. no primeiro semestre de 2024 (janeiro-junho de 2024) e 262,1% nos últimos doze meses.
❗BR-381/MG, entre Belo Horizonte e Governador Valadares, vai a leilão nesta quinta (29)
Trecho é conhecido como “rodovia da morte.
Com a concessão, a rodovia receberá mais de R$9 bilhões em investimentos. Entre as melhorias previstas estão 106 quilômetros de duplicação, 83 quilômetros de faixas adicionais, 51 correções de traçado, além de áreas de escape, pontos de parada e descanso para caminhoneiros e 23 passarelas para a travessia de pedestres.